Atendendo a que esta รฉ a minha รบltima crรณnica prรฉ-processo eleitoral, quero referir a importรขncia deste ato nas nossas vidas enquanto exercรญcio de liberdade outrora barrado e como conduta de responsabilidade ainda hoje por muitos secundarizado.
Neste contexto, hรก trรชs notas que gostaria de partilhar sobre as eleiรงรตes de 10 de marรงo: a primeira, relativa a um erro constante e que muito condiciona alguns dos eleitores – em concreto – neste dia irรฃo ser eleitos 230 deputados e nรฃo sรณ um 1.ยฐ ministro, isto รฉ primordial para o devido escrutรญnio dos que sรฃo eleitos e que devem responder pelo trabalho feito (ou ausรชncia dele), mas relevante tambรฉm, porque condiciona os eleitores.
A segunda nota รฉ que, apesar destas eleiรงรตes ocorrerem em Portugal, parte da legislaรงรฃo existente รฉ comunitรกria, ou seja, o que para uns sรฃo constrangimentos e para outros benefรญcios, advรชm duma realidade europeia, afastando-nos do muito que รฉ decidido por elites e diretรณrios europeus, por vezes nas nossas costas, e que deveria despoletar em nรณs um maior acompanhamento.
A รบltima nota tem a ver com a apreciaรงรฃo de muitos ao processo eleitoral, reduzindo a sua condiรงรฃo de eleitor ร  profissional, algo que sendo compreensรญvel รฉ redutor, uma vez que, um mรฉdico paga a energia que consome, um profissional das finanรงas nรฃo sรณ paga essa, como as despesas de educaรงรฃo dos filhos, um profissional das forรงas de seguranรงa todas essas, mais o crรฉdito habitaรงรฃo, como um arquiteto paga as portagens e as demais. A amplitude da polรญtica na nossa vida รฉ mais relevante que as medidas sรณcio-profissionais ou setoriais.
Em bom rigor, as eleiรงรตes que se avizinham, apesar das criticas ou imperfeiรงรตes que subsistem ao sistema em vigor, รฉ um ato de democracia participativa de enorme relevo, que deve ser levado de forma sรฉria, desde logo, para a preservar, assim como, o escrutรญnio permanente aos que deveriam praticar a polรญtica como um serviรงo social.
Crรณnicas assinadas pelo presidente da ๐€๐’๐๐/๐๐’๐, ๐‘ท๐’‚๐’–๐’๐’ ๐‘บ๐’‚๐’๐’•๐’๐’”, no Correio da Manhรฃ – 28.02.2024
Ver estatรญsticas
Promover uma publicaรงรฃo
Todas as reaรงรตes:

Luรญs, Antonio Machadoย eย 134 outras pessoas