Comunicado PDF

…Alojamentos

O ministro da Administração Interna vem, mais uma vez mais, divulgar que irá reavaliar imóveis dos Serviços Sociais para proporcionar alojamento aos filhos estudantes dos polícias.

Tem referido e apostado também na recuperação de um conjunto de património, para alojamento aos polícias que concluem o curso de formação e iniciam a sua vida ativa.

A ASPP/PSP tem vindo, há muitos anos, a referir a necessidade de investir no alojamento para os polícias, assim como fez recentemente um estudo que culminou em propostas para melhorar o funcionamento dos Serviços Sociais, desde logo, com a criação de mecanismos que contemplassem a presença, acompanhamento e participação no processo de tomada de decisão por parte de quem efetivamente representa os polícias.

Sem menosprezar a necessidade de valorizar a componente de apoios sociais, por via dos serviços sociais, a ASPP/PSP não pode deixar de reagir aos constantes anúncios do MAI sobre património dos Serviços Sociais da PSP, uma vez que tais anúncios têm sido uma forma de evitar evolução salarial, constituindo-se assim como uma propaganda que não nos pode deixar indiferentes.

O património dos Serviços Sociais da PSP é dos polícias e a sua existência decorre dos descontos OBRIGATÓRIOS dos polícias.

A ASPP/PSP considera como determinante o acolhimento das propostas que apresentou e apresenta, ao mesmo tempo que apela ao MAI para que altere a sua política de propaganda com anúncios constantes sobre algo que é unicamente dos polícias, facto que associado à obrigatoriedade contributiva destes e à ausência de qualquer poder de decisão neste contexto, leva a que tais anúncios se possam considerar como uma provocação aos polícias. 

#ASPP