A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento de grande envergadura e complexidade. Exige uma série de desafios que necessitam de soluções efetivas. O atual quadro da Instituição que antecede a JMJ é caracterizado por um envelhecimento gradual do efetivo, degradação das condições de trabalho, baixos salários, falta de descanso e desmotivação generalizada. Para enfrentar esses problemas, os polícias devem estar preparados para o aumento da carga de trabalho, deslocamento para o local da JMJ e a necessidade de compensação.

A situação na Instituição que antecede a JMJ é preocupante: um envelhecimento gradativo do efetivo, condições de trabalho cada vez mais precárias, salários que não acompanham a inflação, a desvalorização do dinheiro e o custo de vida, a escassez de descanso e folgas, além da desmotivação generalizada. Todos esses fatores tornam o quadro desfavorável e exigem uma mudança urgente.

A todas estas questões, ainda não temos uma resposta. Compete à tutela que, por si só, coloca em risco a realização da missão policial.

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) alerta os polícias para que redobrem os cuidados com a segurança e descanso durante a JMJ, uma vez que os comandos e esquadras ficarão desfalcados. É importante que as populações compreendam que eventuais falhas no serviço prestado não são responsabilidade dos operacionais da PSP. Só eles se dedicarão de forma rigorosa ao evento ou terão que fazer um trabalho ainda mais árduo nos seus respetivos comandos.

#ASPP

Comunicado PDF