A Associação Sindical do Profissionais da Polícia-ASPP/PSP declina o convite para estar presente, terça-feira, 9 de maio, nas comemorações do 24.º aniversário do Comando Regional dos Açores por não se rever no destratamento e desconsideração aos profissionais da PSP.
A decisão da ASPP/PSP perante o convite institucional não é tomada de ânimo leve. É decidida pelo respeito aos polícias, à sua missão, desempenho e respetiva dignificação profissional. Não podemos concordar com a dispersão/separação dos polícias nas comemorações em causa.
Um Comando de Polícia é composto essencialmente por polícias, homens e mulheres, objeto de homenagem e razão última do evento. Como tal, não podem ser excluídos da comemoração em causa.
A ASPP/PSP não concebe que os polícias não estejam presentes no almoço/confraternização do SEU próprio aniversário.
Estes profissionais são a base do esforço, sustentabilidade e imagem institucional nas ocorrências em que se empenham, diariamente.
Se os polícias do CRA não são dignos de poder participar em todos os eventos das referidas comemorações, quem os representa em termos sindicais também não.
A comemoração, que respeitamos e congratulamos, assinala a entrada em vigor, em 9 de maio, da Lei n.º 5/99, de 27 de janeiro, que extinguiu os, até então, Comandos Equiparados de Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo.