Comunicado PDF

Julgamentos de polícias na praça pública, NÃO!

A Associação Sindical de Profissionais de Polícia – ASPP/PSP  lamenta energicamente a vontade de José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, em tornar públicas um conjunto de informações da Inspeção Geral da Administração Interna sob o manto da transparência.

O ministro considera que a Inspeção-Geral da Administração Interna deve publicar na íntegra todas as decisões de processos instaurados e divulgar informação estatística detalhada sobre os ilícitos disciplinares e criminais alegadamente cometidos por polícias.

A ASPP/PSP, por seu lado, considera que julgamentos enviesados na praça pública é o que os polícias menos precisam nestes tempos conturbados e difíceis que a PSP vive.

Esta atitude que mediatiza informação que já é pública na medida certa e dentro dos limites legais, é só mais uma forma de ostracizar os polícias perante a sociedade.

O ministro José Luís Carneiro sabe, ou devia saber, que a estatística relativa a processos disciplinares já é publicada regularmente e que, relativamente aos crimes, estes apenas existem quando se provam e o processo transita em julgado, processo esse que, nessa fase, é sempre público.

Os polícias já veem muitos dos seus direitos restringidos. Em processo penal e em processo disciplinar os direitos dos polícias são plenos, como os de qualquer outro cidadão, esperando-se sempre que as decisões, sejam justas e isentas de mediatismo e/ou de qualquer tipo de pressão.

Esta tomada de posição da ASPP/PSP foi comunicada hoje, por ofício, ao ministro da Administração Interna.

?https://www.dn.pt/politica/ministro-obriga-igai-a-publicar-dados-de-crimes-cometidos-por-policias-e-condenacoes

# ASPP/PSP