𝐎 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐦𝐞𝐫𝐞𝐜𝐢𝐝𝐨 à 𝐩𝐫é-𝐚𝐩𝐨𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 | Há que respeitar os profissionais da PSP
A 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çã𝐨 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚 (𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏) vem, mais uma vez, evidenciar a forma como o processo de saída dos profissionais para a pré-aposentação está a ser gerido.
O constante incumprimento do estatuto profissional no que diz respeito aos requisitos, incumprimento esse apenas legitimado pelos Orçamentos de Estado, já trazem prejuízos evidentes aos profissionais que tudo deram à Instituição e que deveriam ter direito à sua pré-aposentação.
Para agravar, a gestão do processo, a demora na publicação da lista, as dúvidas e ansiedade criadas nos profissionais é deveras provocatória.
O MAI e a DNPSP deveriam colocar como primordiais os interesses dos profissionais, pois são estes que diariamente são o garante do funcionamento da Instituição.
Não é cordial, não é justo, equilibrado e razoável a forma como se secundariza os recursos humanos, os profissionais e as suas famílias.
Quando não se percebe que aqueles que servem a Instituição são pessoas, quando não se percebe que essas pessoas têm direitos, quando não se atenta à gestão de expetativas dessas pessoas, não se espere que o serviço saia beneficiado.
Urge a saída da lista, urge criar mecanismos que permitam a merecida pré-aposentação, urge cumprir o estatuto profissional, urge rejuvenescer o efetivo, urge não empurrar os profissionais para críticas constantes a quem dirige a Instituição.