A realidade é tão diferente do discurso político

Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considera que as declarações públicas e publicadas de José Luís Carneiro – atual ministro da Administração Interna – sobre efetivo policial no Aeroporto do Porto são falaciosas.

O ministro José Luís Carneiro invoca “pouco rigor” e falta de fundamento da parte da ASPP/PSP, quando consideramos que o efetivo é insuficiente. O ministro da Administração Interna demonstra um total desconhecimento ou branqueia uma realidade que consideramos fantasiosa.

A ASPP/PSP tem provas do que afirma, ao nível do efetivo na Divisão Segurança Aeroportuária e do estado da instituição em Portugal. Convidamos o MAI e a comunicação social para uma visita ao aeroporto do Porto, num qualquer turno noturno, sem aviso prévio. Visitem uma esquadra numa qualquer cidade. Sem truques, desafio feito.

Questão concreta referida nas recentes notícias: se o efetivo do aeroporto é suficiente porque razão diariamente se retiram polícias às esquadras das cidades limítrofes, para reforço à Divisão de Segurança Aeroportuária?

ASPP/PSP – ainda sobre efetivo – propõe a realização de uma auditoria ao CONOR, Central Rádio ou ao registo de escalas nos respetivos serviços. Há que perceber e admitir a infeliz realidade.

Em declarações públicas e publicadas, o ministro da Administração Interna afirma que a PSP é atrativa. Assegura que existem 2000 candidatos para preencher as 1000 vagas necessárias. Ignora, desconhece ou omite, que ainda se encontram por realizar a maioria das provas de admissão.

O MAI deveria também assumir que, após a alteração à portaria de admissão à PSP, com a alteração dos critérios de idade, o número de candidatos é manifestamente irrisório.

A ASPP/PSP apela ao cidadão e ministro José Luís Carneiro para que trate estas matérias com a atenção, rigor, cuidado e dedicação que Portugal e os cidadãos merecem.

#ASPP/PSP