Foi já anunciada a composição do novo governo, talvez antes do tempo do anúncio formal, mas há coisas que se pagam!
No MAI, vai ficar José Luis Carneiro a quem desde já envio votos de muito sucesso, e que esse sucesso passe pela resolução dos problemas que se perpetuam na PSP.
Sabemos bem que a pessoa que assume o MAI por norma fica “marcada”, dado tratar-se de um ministério pesado. Sabemos também que o peso que o Ministério das Finanças possui nos governos, tem sido determinante na continuidade dos problemas, como tal, e como sempre o dizemos, mais importante que a pessoa que vai assumir o cargo de MAI, será a linha política do governo nos próximos anos.
“𝑨 𝑨𝑺𝑷𝑷/𝑷𝑺𝑷 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓á 𝒂𝒋𝒖𝒅𝒂𝒓 𝒑𝒐𝒓 𝒗𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝒅𝒊á𝒍𝒐𝒈𝒐, 𝒅𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒑𝒐𝒔𝒕𝒂, 𝒎𝒂𝒔 𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆 𝒏𝒂 𝒍𝒖𝒕𝒂 …”
Uma coisa sei, com políticas do passado tudo ficará igual ou pior, como tal, seria importante que o MAI ouvisse a ASPP/PSP e aceitasse algumas das propostas para ultrapassar os desafios que se apresentam.
A carreira de polícia está pouco atrativa, o efetivo está envelhecido, a impunidade parece reinar, o estatuto profissional está rebaixado, os polícias estão desmotivados e a trabalhar contra a vontade, a exigência aumenta, a prepotência reapareceu.
Este é o quadro que se arrasta há muito e não acredito que o novo MAI pretenda continuar com esta realidade e é aqui que a ASPP/PSP poderá ajudar… por via do diálogo, da proposta, mas sempre na luta…
👉 Crónicas assinadas pelo presidente da 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏, Paulo Santos, no jornal “Correio da Manhã”.