Mudar o paradigma!

Terminou 2021, ano difícil, complexo e exigente, contudo, espera-se que tenha servido para se aprender alguma coisa.
Muito poderia aqui escrever para traduzir o ano que passou, mas mais importante será projetar o 2022, para no mínimo evitar que os erros se repitam.
A pior coisa que se pode fazer é diagnosticar os problemas, identificar os responsáveis, perceber o que correu mal e deixar tudo igual. Obviamente que há dinâmicas que não controlamos e que são de difícil resolução, mas não devemos descurar opções que  poderão atenuar os danos futuros.
Centrando a problemática COVID 19 como determinante na avaliação do ano de 2021, há no entanto, muitas outras perspetivas e visões que importa considerar, desde logo, a necessidade de opções políticas que melhor podem servir os cidadãos, o combate ao populismo e a visões contrárias ao respeito pela dignidade humana, a consciencialização de que é errada a constante inocência de entender como solução para tudo, o aparecimento de uma figura que salvará o país de todos os males (já apareceram uns quantos e os males perpetuam-se), e a necessidade de considerar como imperativo, a perspetiva de lutar pelo que acreditamos, ter dignidade e seriedade nessa luta e ter uma noção de que a vida só faz sentido se o indivíduo se encarar como parte de um todo (coletivo).
Votos de Bom Ano.