As eleições ao Conselho Superior de Polícia e Conselho de Deontologia e Disciplina, são um marco muito importante na vida interna da nossa instituição. Depois daquele dia histórico de 21 de Abril de 1989, dia dos Secos e Molhados, foi aprovada a Lei 6/90, que permitiu às Associações Profissionais apresentarem os seus candidatos a eleições promovidas pela hierarquia da Policia de Segurança Publica.

Tive a honra de ter sido eleito ao Conselho Superior de Polícia e de acompanhar de perto alguns processos disciplinares levados para analise e decisão ao Conselho de Deontologia e Disciplina. Apesar da maioria pender quase sempre a favor das posições da hierarquia, face a sua maior representatividade nos referidos Órgãos, a forte representatividade da ASPP/PSP, aliada a boa preparação dos eleitos e analise de todos os dossiês, tinha grande influência nas decisões finais que eram tomadas nos referidos Órgãos.

Recordo que alguns processos disciplinares apresentados ao C.D.D contra alguns profissionais da PSP, visavam a expulsão injusta desses profissionais da Policia de Segurança Publica, e que foi graças a intervenção dos representantes da ASPP/PSP que foram revertidas algumas decisões evitando-se algumas expulsões injustas que determinavam negativamente a vida e o futuro desses profissionais.

Nas próximas eleições ao Conselho Superior de Policia e Conselho de Deontologia e Disciplina, faço votos para que a ASPP/PSP apresente os melhores candidatos e que estes venham a merecer a confiança da esmagadora maioria dos profissionais da PSP para que nas reuniões dos referidos Órgãos possam continuar a representar de forma responsável e com a força necessária para continuarem a defender todos os profissionais da PSP.

Alberto Torres, Aposentado da PSP, Ex-Dirigente da ASPP/PSP.