Subsídio de risco e tabelas remuneratórias

Reunião com apelo por mais equilíbrio e justiça

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) foi hoje recebida pela Presidência da República, no seguimento do pedido endereçado por este Sindicato.

O propósito da reunião assentou em dois temas, por um lado o processo negocial de atribuição de subsídio de risco aos profissionais da PSP, por outro, a questão das tabelas remuneratórias na PSP.

Foi transmitida a posição da ASPP/PSP quanto à forma como o processo negocial do subsídio de risco decorreu, as expectativas goradas e a comunicação exterior que o Governo tem feito, confundindo a opinião pública de forma reiterada e propositada.

A ASPP/PSP solicitou ao Sr. Presidente da República para que, por via da sua magistratura de influência, confrontasse o governo acerca da conclusão deste processo, numa perspetiva do contributo ativo que estes profissionais têm dado na segurança pública (e na consequente posição que Portugal ocupa nos rankings internacionais) – e não terem sido dignificados em todo este processo, inclusive pelas propostas apresentadas.

Salientar ainda o facto de ser unânime na opinião pública o risco da missão policial, contudo, com uma errada correspondência do valor encontrado pelo Governo para a respetiva compensação, que se cifra abaixo dos setenta euros.

Solicitamos ainda ao Sr. Presidente da República para que insista nas suas intervenções e nos contatos que vier a ter com o governo, a propósito da necessidade de alteração das tabelas remuneratórias, uma vez que o mesmo, aquando da alteração das tabelas dos Magistrados do Ministério Público, ter referido a necessidade de o governo acautelar as mesmas para os polícias, algo que o governo simplesmente ignorou.

A ASPP/PSP vai continuar a intervir em todas as frentes para que exista uma melhoria na proposta do governo, relativa ao suplemento de risco para os polícias e ainda, para que em 2022 possa existir uma alteração nos vencimentos dos polícias, no caminho da justiça e do equilíbrio.

#ParaNossaDefesa

A Direção da ASPP/PSP