๐—˜๐˜€๐˜๐—ฎ ๐—ฒฬ ๐—ฎ ๐˜ƒ๐—ฒ๐—ฟ๐—ฑ๐—ฎ๐—ฑ๐—ฒ …

๐—ก๐—ฎฬƒ๐—ผ ๐—ป๐—ผ๐˜€ ๐—ฎ๐—ณ๐—ฎ๐˜€๐˜๐—ฎm๐—ผ๐˜€, ๐—ณ๐—ผ๐—บ๐—ผ๐˜€ ๐—ฎ๐—ณ๐—ฎ๐˜€๐˜๐—ฎd๐—ผ๐˜€…

… ๐˜ฆ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข๐˜ง๐˜ข๐˜ด๐˜ต๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ญ๐˜จ๐˜ข ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ด๐˜ช๐˜จ๐˜ฆฬ‚๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ข ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฃ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ฐ๐˜ค๐˜ช๐˜ข๐˜คฬง๐˜ขฬƒ๐˜ฐ, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ข๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ฐ๐˜ข ๐˜ข ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ช๐˜ขฬƒ๐˜ฐ, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ช๐˜ถ, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ขฬƒ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ช๐˜ป๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ชฬ๐˜ค๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ถ๐˜ต๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ข 21 ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ป ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ญ๐˜ถ๐˜ต๐˜ข๐˜ณ, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ขฬ ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ณ ๐˜ข๐˜ณ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข๐˜ฐ ๐˜จ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฏ๐˜ขฬƒ๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ท๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ถ๐˜ช๐˜ณ ๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ชฬ๐˜ค๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ซ๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฆ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฎ…

๐—ฃ๐—ฎ๐˜‚๐—น๐—ผ ๐—ฆ๐—ฎ๐—ป๐˜๐—ผ๐˜€

๐—ฃ๐—ฟ๐—ฒ๐˜€๐—ถ๐—ฑ๐—ฒ๐—ป๐˜๐—ฒ ๐—ฑ๐—ฎ ๐—”๐—ฆ๐—ฃ๐—ฃ/๐—ฃ๐—ฆ๐—ฃ

Comunicado conjunto ASPP/PSP | APG_GNR download

ASPP/PSP e APG-GNR contra falsidades

Uniรตes verdadeiras sรฃo focadas na luta

Na sequรชncia da reuniรฃo entre as estruturas associativas e sindicais da GNR e da PSP realizada ontem, em que a APG/GNR e ASPP/PSP foram convidadas a participar, estas duas estruturas dรฃo conta do seguinte:

– A APG/GNR e a ASPP/PSP querem contribuir para que os profissionais da PSP e da GNR tenham efetivamente suplemento de risco.

– A proposta apresentada pelo governo para suplemento de risco รฉ inqualificรกvel e insultuosa.

– A ASPP/PSP e a APG/GNR tiveram a oportunidade de deixar junto do governo a sua peremptรณria oposiรงรฃo ร  proposta e de imediato concertaram esforรงos para uma reaรงรฃo. Relembra-se que a APG/GNR no seu caderno reivindicativoย jรก fazia referรชncia ร  necessidade de atribuiรงรฃo de um suplemento de risco e a ASPP/PSP antes do inรญcio do processo negocial entregou uma proposta ao governo sobre suplementos remuneratรณrios e subsรญdio de risco.

– O governo agendou uma nova reuniรฃo para dia 21 de julho, para acolher as contrapropostas dos sindicatos e associaรงรตes, apรณs a apresentaรงรฃo da vergonhosa proposta e nesta sequรชncia estas duas estruturas entenderam refletir, analisar, discutir e trocar impressรตes sempre com o objetivo รบltimo de alcanรงar a consagraรงรฃo de um suplemento de risco para os profissionais da PSP e da GNR. Nesse sentido, entenderam encontrar uma contraproposta exequรญvel e realista, que rondasse o valor inicialmente proposto nas respetivas propostas, ou seja, no caso da APG/GNR – 20% da 1a posiรงรฃoย remuneratรณria de Capitรฃo, da tabela remuneratรณria proposta pela APG/GNR, no caso da ASPP/PSP o valor corresponde a cerca de 380 euros.

– Para alรฉm disso decidiram mobilizar os profissionais para o dia da reuniรฃo, por forma a demonstrarem pressรฃo, para legitimar e reforรงar as estruturas sindicais e associativas na negociaรงรฃo.

– Decidiram tambรฉm solicitar reuniรตes aos grupos parlamentares e uma audiรชncia ao Presidente da Repรบblica.ย

– Disponibilizaram-se para estar presentes em qualquer outra reuniรฃo e plataforma de luta, que tivesse como objetivo a uniรฃo de todos, por forma a atingir o objetivo comum.ย

– Participaram na reuniรฃo intersindical, realizada no dia 6 de julho de 2021, na IPA.

– No final dessa reuniรฃo ficou, como ponto de honra acordado que, sรณ se iria divulgar o comunicado conjunto, quando todas as estruturas dessem o seu aval final, que iria ser vertido num grupo (plataforma sindical) a criar.

Ficou claro que algumas estruturas fariam chegar a sua resposta final ร  posterior, apรณs avaliaรงรฃo e discussรฃo interna.

Infelizmente, vimos o nosso trabalho e esforรงo, de alguma forma desvalorizado, quando observamos a divulgaรงรฃo pรบblica de um documento de trabalho, nรฃo finalizado, ainda no dia de ontem.

Isto naturalmente causou instabilidade, ainda assim e jรก no dia de hoje, fizemos chegar a nossa posiรงรฃo, da APG/GNR e ASPP/PSP de forma a manter a posiรงรฃo conjunta.

Perante o acima exposto, mantendo a coerรชncia da nossa proposta e respeitando as decisรตes tomadas, reforรงamos posiรงรฃo e proposta apelando a que todos os polรญcias possam marcar presenรงa no dia 21 de julho em frente ao MAI.

– Aquilo que apelamos ainda aos demais sindicatos e associaรงรตes foi para que no comunicado no รบltimo ponto (5) ficasse contemplada a luta de dia 21 de julho de 2021 para se mobilizar os policias,ย nรฃo tendo sido acatado, e solicitamos para que estrategicamente nรฃo constasse valores por forma a negociar com maior margem.ย Apรณs estas duas referรชncias, a APG/GNR e a ASPP/PSP foram confrontadas com um comunicado onde jรก nรฃo faziam parte. Ou seja, foram afastadas. De facto, a intransigรชncia de alguns atores nรฃo รฉ sรณ para com o governo e quando assim รฉ, nรฃo podemos falar em uniรฃo.

Conclusรฃo:

ย – Alguรฉm de bom senso, lรบcido e racional acredita que o governo que formalizou uma proposta de cerca de 60, 70 e 80 euros, apรณs meses de atraso, vai agora ceder a 430 euros porque hรก uma “uniรฃo” de mais de vinte estruturas que representam essa “uniรฃo”!!?

ย – Uma contraproposta numaย negociaรงรฃo, pressupรตeย manter a proposta inicial de forma intransigente? Nรฃo podemos acusar os governos de fingirem negociar e hipocritamente fazer o mesmo que esses governos. Quem age assim, pretende atingir o objetivo final (suplemento de risco)?

ย ย – Qualquer sindicato ou associaรงรฃo pode colocar como proposta mil euros/mรชs pelo risco e com toda a legitimidade, mas quem assim age, pretende atingir o objetivo final (suplemento de risco)?

ย – Em negociaรงรตes sรฉrias e com o objetivoย deย fazer respeitar os profissionais e a sua dignificaรงรฃo, nรฃo hรก espaรงo para irresponsabilidade e outros propรณsitos.

A ASPP/PSP e a APG/GNR sรฃo duas estruturas representativas dos profissionais da PSP e da GNR que agem com seriedade e responsabilidade e assim manteremos em prol do bem coletivoโ€

ย

#ASPP/PSP

#apggnr