A ASPP/PSP (Associação Sindical dos Profissionais da Polícia) encara com satisfação a publicação do Despacho n.º 4506-C/2021, onde se encontra plasmada a autorização de 2095 promoções para elementos da PSP.

No entanto, não podemos deixar de registar o atraso com que estas promoções surgem. Para além do número não corresponder às necessidades, em especial no que se refere às promoções na categoria de chefes e de agentes coordenadores. Aproveitamos para clarificar o lapso do referido despacho: onde consta “chefes a chefes coordenadores” deve grafar-se “chefes principais a chefes coordenadores”.

Continuamos a defender um modelo de promoção na PSP equilibrado e uniforme e com a regularidade necessária, para fazer justiça às expectativas legítimas dos profissionais. Para que exista a necessária normalidade, tão beliscada nos últimos anos.

Registamos também com desagrado que dificilmente estas promoções se efetivem na totalidade ainda este ano.

Aguardamos também com expectativa que outros assuntos se resolvam, principalmente a necessária emanação do Despacho Conjunto do MAI e do Ministério das Finanças, no sentido de promover a justa passagem à pré-aposentação, respeitando-se os anseios dos profissionais que já atingiram o limite de idade e se encontram com baixos níveis de motivação na Instituição, impossibilitados dessa transição, em claro incumprimento do previsto no Estatuto Profissional da PSP.