Combate à pandemia      

Não há medidas de compensação para os polícias?

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia- ASPP-PSP, solicitou ao Ministro da Administração Interna-Eduardo Cabrita, quais as medidas de compensação para os profissionais da PSP que, abnegadamente, estiveram na linha da frente do combate à pandemia.

Foi recentemente publicado o Decreto Lei n.º 101-b/2020, de 3 de dezembro, que atribui compensações aos trabalhadores do SNS envolvidos no combate à COVID-19.

O estipulado no artigo 2.º “âmbito subjetivo”, o Governo determina que as compensações, como a majoração do período de férias e prémio de desempenho, são “apenas” atribuídos aos profissionais de saúde que exercem funções no SNS, nos hospitais das Forças Armadas, no Instituto de Medicina Legal e nos serviços de saúde dos estabelecimentos prisionais.

A exclusão dos profissionais das forças e serviços de segurança desta compensação, para além de incompreensível é, igualmente, inaceitável. Também os polícias estiveram e mantêm-se na linha da frente, com limitações dos seus direitos, sujeitos a uma total disponibilidade para enfrentar este quadro pandémico.

Os profissionais da PSP sacrificaram e continuam a sacrificar a sua vida pessoal, trabalhando quantas vezes sujeitos ao perigo e colocando-se em situação de risco, pelo que são merecedores de igual tratamento e compensação pelos sacrifícios feitos.

 #ParaNossaDefesa

A direção da ASPP/PSP

Ver Informação PDF