São centenas de decisões que todos os dias a PSP e os Governos tomam sobre a vida dos polícias.

Os polícias tiveram, esta semana, acesso ao recibo de vencimento e constataram que sempre vão receber os valores que lhe tinham sido retirados indevidamente, em tempo de férias, entre 2010 e 2018. Apesar de, contra a vontade e contestação da ASPP/PSP, o valor será pago faseadamente. Mas foram necessários anos com recurso aos tribunais para que o governo percebesse que tinha errado na decisão. Como errou quando em 2010 deixou que polícias mais novos, por motivos de alteração à tabela remuneratória, tivessem sido colocados, quase dois anos, num índice com vencimento superior, o que a lei na época, não permitia. Mais uma ação que a ASPP/PSP ainda aguarda, infelizmente, decisão dos tribunais.

São este tipo de erros propositados que num Estado de direito não são aceitáveis. São centenas de decisões que todos os dias a PSP e os Governos tomam sobre a vida dos polícias e das quais por vezes, por incompetência ou má fé, resultam em consequências gravosas para os profissionais e em geral para o País.

São estes exemplos negativos mas frequentes, que refletem um total menosprezo pelos trabalhadores e que não tem sido aproveitados por quem tem funções de dirigir Instituições e o País.

Hoje esperamos dos responsáveis, muito mais e sobretudo melhor.

Crónicas assinadas pelo presidente da ASPP/PSP, Paulo Rodrigues no jornal Correio da Manhã

Ver Crónica PDF