Carreiras a 2 velocidades

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia-ASPP/PSP tem vindo, ao longo dos anos, a pedir aos governantes e à Direção Nacional da PSP, que tratem as várias carreiras na PSP com justiça. O mínimo que se pode exigir a quem dirige o País e a Instituição.

O atual modelo de promoções em vigor para a carreira de oficiais que permite a promoção entre categorias que pode ocorrer com menos de 6 anos, revela que é uma carreira com perspetivas e por isso motivadora. Na carreira de agentes e chefes o cenário é o oposto.

Há na PSP, um grande número de chefes e agentes com mais de 20 anos na mesma categoria profissional, fator que mina toda a perspetiva de carreira e a inerente motivação. Temos os cursos de promoção nas categorias de oficiais que em 6 meses ficaram concluídos (e bem!) já para
as categorias de agentes coordenadores e chefes coordenadores estamos a cerca de um ano desde a sua abertura e sem data prevista de conclusão.

Esta diferença de tratamento é escandalosa. Qual a razão de não aplicar os mesmos critérios, no que diz respeito às promoções dos oficiais, às promoções nas categorias de agentes e de chefes? São as dúvidas sobre estas decisões que alimentam a divisão e instabilidade interna numa instituição que deveria promover a união e coesão entre todas as carreiras. A ASPP/PSP irá diligenciar junto do MAI, mas também junto dos Grupos  Parlamentares para que intercedam junto do governo e lhes exijam respostas sobre esta matéria.

A Força da Razão
PELA NOSSA DEFESA

A DIREÇÃO DA ASPP/PSP

Comunicado PDF