Alteração à lei para valorizar a investigação criminal

Proposta à Direção Nacional da PSP

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia- ASPP/PSP, atenta à importância que a investigação criminal tem na esfera do combate à criminalidade, reforçada pela elevada competência dos polícias que prestam serviço nesta área, elaborou um conjunto de propostas que enviou, dia 18 de junho, à Direção Nacional da PSP (DNPSP).

O documento resulta da análise da articulação interna e externa, das competências em termos de investigação criminal, bem como a articulação e a coordenação com os demais Órgãos de Polícia Criminal (OPC). Esta proposta teve o contributo imprescindível dos profissionais que desenvolvem a sua missão na investigação criminal da PSP.

Nesse documento diagnosticam-se os principais problemas detetados na carreira de investigação criminal da PSP. Nesse sentido apresentam-se propostas de alteração à Lei de Organização da Investigação Criminal (LOIC), a necessidade de criação de uma unidade orgânica na DN PSP, a possibilidade de novas competências territoriais, novos horários adaptados às necessidades, compensações e vínculos na carreira de investigação criminal, entre outras.

A ASPP/PSP empenha-se em lutar por uma melhor qualidade de trabalho e de valorização dos polícias que exercerem funções na Investigação criminal.

O documento encontra-se disponível para consulta de todos os associados da ASPP/PSP, basta que o solicitem através do endereço eletrónico:
gab.presidente@aspp-psp.pt

Os princípios que norteiam a ASPP/PSP são, sem margem para dúvidas, a defesa dos direitos de todos os profissionais da PSP, de qualquer categoria ou função.
Porque nesta instituição hierarquizada a força está na união de todos.

A DIREÇÃO DA ASPP/PSP

Comunicado PDF