A injustiça das transferências. Somos todos polícias

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) remeteu em maio um ofício à Direção Nacional da PSP a denunciar uma injustiça praticada e repetida ao longo dos anos pelas colocações por oferecimento.

Alertamos para a situação do pessoal da Unidade Especial de Polícia (UEP) que ao serem colocados nos Comandos de preferência acabavam por ocupar “virtualmente” a vaga, mantendo-se, no entanto, em funções na UEP.

Esta situação prejudicava os restantes polícias que aguardavam pela tão desejada transferência ao longo de vários anos para os comandos pretendidos, acabando por ver as escassas vagas diminuídas por estas colocações “virtuais”.

A ASPP/PSP propôs uma solução que passasse pelo acréscimo de uma vaga por cada elemento da UEP colocado administrativamente em comando de preferência, a título de compensação. Ou seja, por cada elemento colocado em comando de preferência que se mantivesse em funções na UEP, esse comando deveria ser compensado com mais uma vaga a ocupar por um outro polícia.

Apraz-nos constatar que S. Exa. o Diretor Nacional da PSP decidiu de forma favorável acabando assim com uma injustiça que se verificava há vários anos.

Esta segunda-feira, apresentaram-se nos Comandos um número superior de polícias relativamente às vagas inicialmente anunciadas.

Continuaremos atentos à problemática das transferências. Pugnamos por uma maior transparência nos respetivos critérios. Exigimos uma informação atempada quanto aos números e previsão para as diversas movimentações do efetivo.

PARA NOSSA DEFESA

A DIREÇÃO DA ASPP/PSP

Comunicado PDF