ASPP/PSP solicita esclarecimentos
Ausências e meio de proteção

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia – ASPP/PSP, após as diversas dúvidas colocadas pelos associados, nesta altura em que os desafios que todos enfrentamos decorrentes da pandemia provocada pelo COVID-19, implica necessariamente um reforço das medidas de segurança, de autoproteção, bem como uma nova abordagem aos problemas que afetam diretamente os policias, pelo que a ASPP/PSP solicitou alguns esclarecimentos junto da Direção Nacional da PSP.

Questões que vão desde a ausência de equipamentos de proteção pessoal, adequação dos horários à situação atual ou dispositivo empenhado, são temas que se pretendem ver clarificados.

A necessidade de esclarecer a situação da guarda dos filhos quando no casal os dois tem profissões da linha da frente. A questão da guarda de filhos nas situações de famílias monoparentais, aqueles que tem filhos com doenças crónicas ou como fazer nos locais onde não existam escolas definidas para a guarda dos filhos, como acontece na Região autónoma dos Açores, entre outras.

O documento inclui ainda algumas questões relacionadas com as justificações e autorizações de ausência previstas nos despachos governamentais.

Todos nós policias temos a consciência do esforço e até dos sacrifícios que teremos de fazer para continuar a cumprir a nossa missão, no atual momento que o País atravessa. Apesar de muitas vezes ignorarem os nossos gritos de alerta, apesar de menosprezarem os nossos direitos ou mesmo de considerarem que esta missão não tem risco, nós dizemos sempre presente. Com o espirito de missão que já nos deviam reconhecer, faremos mais uma vez, tudo por todos.

Mais uma vez os Portugueses podem contar connosco. E mais uma vez estaremos na linha da frente.

PARA NOSSA DEFESA
A Direção da ASPP/PSP

Informação PDF