Qual o esforço que o governo está disponível a fazer em prol da saúde e risco dos polícias?
Se fizermos uma análise à forma como os diversos governos na Europa gerem as instituições policiais percebemos que existe um esforço em garantir-lhes o mínimo de condições para que eles possam, com estabilidade, desenvolverem a sua missão e manter a dignidade na gestão da sua vida.
Hoje vemos a França a ferro e fogo onde os polícias têm sido imprescindíveis, vemos a nossa vizinha Espanha onde a polícia não tem mãos a medir para garantir a ordem pública, vemos a Bélgica e tantos outros a prepararem as suas polícias para os piores cenários. E vemos Portugal onde os polícias são necessários para tudo, até para embelezar certos espectáculos desportivos de cariz privado e tratados como se fossem palhaços num circo sem intervalos.
Prova disso é a resposta de alguns políticos e do governo quando se fala em devolver aos polícias, por ordem do tribunal, o que lhes foi retirado indevidamente, quando se pede a compensação pelo risco ou mesmo quando se fala na fiscalização das condições de trabalho.

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

Ver Crónica PDF