๐Ÿ”ต Nestes tempos tรฃo difรญceis para os profissionais da Polรญcia de Seguranรงa Pรบblica, รฉ exigido a todas as categorias profissionais, unidade e disponibilidade para a luta.
O tempo passa e a tรฃo apregoada dignificaรงรฃo da funรงรฃo policial, por parte dos sucessivos governos, nรฃo tรชm passado de palavras ocas.
Aos profissionais da PSP, รฉ-lhes exigido lealdade no cumprimento do dever e impostas limitaรงรตes aos direitos cรญvicos e constitucionais. Investidos de agentes de autoridade, sรฃo obrigados ร  disponibilidade permanente e deslocados longe do agregado familiar, com exposiรงรฃo ao risco e direito a um salรกrio baixo, muito prรณximo do mรญnimo nacional.
Para alรฉm das exigรชncias de carรกcter profissional e da misรฉria salarial atrรกs referida, tambรฉm tรชm sido “brindados” pelos sucessivos governos, com cortes nos vencimentos, estagnaรงรฃo nas carreiras, cortes nas pensรตes, nos Serviรงos Sociais e nos Serviรงos de Saรบde.
Como se nรฃo bastasse, o Governo prepara-se, para de forma enganosa, oferecer aos profissionais da PSP eventuais benesses com alojamento em bairros sociais dos municรญpios ou acesso ร s messes destas, ou de outras instituiรงรตes. Com esta medida na รกrea da habitaรงรฃo, o Governo pretende usar os profissionais da PSP, como “guardiรตes” desses bairros habitacionais, expondo-os aos riscos da conflitualidade existentes nas maiorias dos bairros sociais camarรกrios.
Engane-se o governo se pensa que os profissionais da PSP se vรฃo sujeitar a programas de mendicidade em detrimento de um salรกrio digno e conforme as exigรชncias da funรงรฃo policial. Infelizmente, este governo tem sido rico em surpreender os profissionais da polรญcia. Para alรฉm de impor baixos salรกrios aos profissionais no ativo, ainda nรฃo devolveu aos aposentados, os montantes, entretanto cortados aquando da aplicaรงรฃo do fator de sustentabilidade, nos mesmos moldes em que foram devolvidos aos camaradas da GNR.
Os profissionais da PSP sรฃo obrigados a descontar elevados valores para os Serviรงos de Saรบde – SAD/PSP e para os Serviรงos Sociais. Mas, cada ano que passa, crescem as dรญvidas aos hospitais e outros prestadores de serviรงos de saรบde, com graves consequรชncias no atendimento aos beneficiรกrios que necessitam de apoio na saรบde, situaรงรฃo que se agrava ainda mais aos profissionais que residem ou prestam serviรงo nos Comandos de Polรญcia do interior e ilhas.
O Governo lava as mรฃos como Pilatos, assistindo ร  continuada degradaรงรฃo dos serviรงos de saรบde do pessoal da PSP, em vez de reforรงar o orรงamento para ultrapassar os graves problemas no SAD/PSP.
Tambรฉm nos Serviรงos Sociais รฉ do conhecimento pรบblico a sua degradaรงรฃo, fruto do “assalto” perpetrado pelos sucessivos governos. Recordo que em 2005, por ordem de Manuela Ferreira Leite, foram transferidos para a Direรงรฃo-Geral do Tesouro, verbas ainda nรฃo devolvidas, (cerca de seis milhรตes de euros) que se encontravam depositados ร  ordem da Direรงรฃo dos Serviรงos Sociais. Hoje, esses valores, ultrapassam os vinte e cinco milhรตes de euros, estando estas verbas cativas ร  ordem do governo, servindo apenas como almofada ao depauperado Tesouro Nacional.
Os Serviรงos Sociais da PSP, foram criados para ajudar os profissionais nas suas vรกrias vertentes, quer seja na habitaรงรฃo social, no apoio escolar aos filhos dos beneficiรกrios, nas colรณnias balneares para os beneficiรกrios ou no apoio a dificuldades familiares eventualmente existentes. No entanto, a maioria das casas dos Serviรงos Sociais da PSP estรฃo degradadas e em algumas localidades estรฃo vazias por nรฃo terem condiรงรตes de habitabilidade.
O estado de degradaรงรฃo do SAD/PSP e dos SS/PSP, deveriam obrigar a uma maior preocupaรงรฃo e profunda reflexรฃo por parte de todos os profissionais da PSP para obrigar o governo a cumprir as suas obrigaรงรตes sociais com os profissionais da Polรญcia. Aliรกs, o prรณximo Orรงamento de Estado, vai impor-nos novos cortes nos vencimentos e pensรตes. Os anunciados aumentos para o prรณximo ano, segundo os especialistas, serรฃo absorvidos pela inflaรงรฃo existente no paรญs o que nos levarรก mais uma vez ao empobrecimento e diminuiรงรฃo poder de compra.
Pelas razรตes expostas, nos prรณximos tempos, nรฃo podem existir falsos argumentos para ficarmos em casa e nรฃo participar nas vรกrias formas de luta anunciadas pela Associaรงรฃo Sindical dos Profissionais da Polรญcia, รบnico sindicato que, de forma responsรกvel, apresenta propostas para a resoluรงรฃo dos problemas de todas as categorias profissionais. Durante muitos anos, sempre fomos obrigados a lutar para que fosse possรญvel termos alcanรงado algumas vitรณrias.
Um pouco do nosso tempo despendido na defesa e na exigรชncia de mais e melhores condiรงรตes para todos os profissionais รฉ um passo no caminho certo para uma vida melhor para todos nรณs, para as nossas famรญlias e para o futuro da PSP.
Preenche o inquรฉrito e dรก-nos a tua opiniรฃo.๐Ÿ‘‡