ร‰ habitual ouvir dizer que os polรญcias e atรฉ os funcionรกrios pรบblicos (no geral) tรชm um conjunto de regalias e direitos que os trabalhadores privados nรฃo tรชm.
Importa desmistificar esta falsa ideia e inclusive esclarecer que รฉ exatamente o contrรกrio que se passa.
Mas deixo uma nota, total solidariedade entre todos os trabalhadores, independentemente do seu vรญnculo ou nรฃo ร  administraรงรฃo pรบblica e da sua รกrea de atividade.
“ร‰ ๐ก๐š๐›๐ข๐ญ๐ฎ๐š๐ฅ ๐จ๐ฎ๐ฏ๐ข๐ซ ๐๐ข๐ณ๐ž๐ซ ๐ช๐ฎ๐ž ๐จ๐ฌ ๐ฉ๐จ๐ฅรญ๐œ๐ข๐š๐ฌ ๐ญรช๐ฆ ๐ซ๐ž๐ ๐š๐ฅ๐ข๐š๐ฌ ๐ช๐ฎ๐ž ๐จ๐ฌ ๐ฉ๐ซ๐ข๐ฏ๐š๐๐จ๐ฌ ๐งรฃ๐จ ๐ญรช๐ฆ”
A PSP รฉ uma carreira especial da administraรงรฃo pรบblica, obviamente, contรฉm diversas especificidades que assim a tornam, desde logo, restriรงรตes nos direitos, que os demais trabalhadores nรฃo tรชm (direito ร  greve), ou outras exigรชncias, como a disponibilidade permanente, penosidade, risco, entre outras.
Mas aquilo a que se tem assistido nos รบltimos anos, passa por um aumento da exigรชncia, das limitaรงรตes, da complexidade e do risco, mas em simultรขneo, temos o regime de prรฉ-aposentaรงรฃo mais fragilizado e ainda assim incumprido, temos trabalho suplementar usado abusivamente e sem compensaรงรฃo e temos uma assistรชncia na doenรงa paga a duplicar (SNS e SAD-PSP), sendo que para o SAD-PSP sรฃo 3.5% mensais a 14 meses.
๐’๐š๐›๐ž๐ซรฃ๐จ?
๐Ÿ‘‰ Crรณnicas assinadas pelo presidente da ๐€๐’๐๐/๐๐’๐, Paulo Santos, no jornal “Correio da Manhรฃ”. 13.09.2022.