A ๐€๐’๐๐/๐๐’๐ (Associaรงรฃo Sindical dos Profissionais da Polรญcia) demonstra muita preocupaรงรฃo pela forma como alguns assuntos tรชm sido tratados, outros que se atrasam, outros que se normalizam, quando nunca deveriam ser normalizados,
em concreto,
– ๐๐ซ๐จ๐œ๐ž๐ฌ๐ฌ๐จ ๐๐ž ๐•๐š๐œ๐ข๐ง๐šรงรฃ๐จ ๐ง๐š ๐๐’๐
1) Existiu uma secundarizaรงรฃo inicial apenas com a garantia de 50 por cento das vacinas para os profissionais, os quais foram chamados a estar na primeira linha, e foram todos chamados (operacionais e pessoal de apoio operacional), mas apenas se vacinou metade do efetivo.
2) Continua a existir essa secundarizaรงรฃo por parte do governo e da “task force”, dado que nรฃo se percebe onde se encontra a continuidade da prioridade aos polรญcias neste processo e nรฃo se percebe ainda a razรฃo da suspensรฃo do mesmo.
3) Como foram escalados polรญcias para aรงรตes de fiscalizaรงรฃo de combate ร  pandemia, para Cimeiras, para eventos desportivos sem estarem vacinados, como, por exemplo, o pessoal de apoio ร  atividade operacional e o pessoal da Polรญcia Municipal do Porto. O risco de infeรงรฃo nรฃo era uma realidade tambรฉm para estes?
– ๐‚๐จ๐ซ๐ญ๐ž ๐œ๐จ๐ง๐ฌ๐ญ๐š๐ง๐ญ๐ž ๐๐ž ๐๐ข๐ซ๐ž๐ข๐ญ๐จ๐ฌ ๐ง๐š ๐๐’๐
1) Por que razรฃo sempre que hรก algo mais complexo, uma Cimeira, um jogo de futebol, hรก sempre corte de folgas, restriรงรฃo de fรฉrias, corte de folgas compensatรณrias, etc.?
2) Hรก, ou nรฃo, efetivo suficiente na PSP para dar resposta? Se hรก, porque tal acontece? Mรก gestรฃo do efetivo?
3) Serรก normal e natural o atropelo aos direitos dos profissionais da PSP, para que as missรตes corram bem, nรฃo se consegue o equilรญbrio entre as necessidades do serviรงo e os direitos dos polรญcias? Porque se coloca uma perspetiva sempre acima da outra?
– ๐‚๐จ๐ฆ๐ฉ๐ž๐ง๐ฌ๐šรงรต๐ž๐ฌ ๐ฉ๐ž๐ฅ๐š ๐ž๐ฌ๐ฉ๐ž๐œ๐ข๐Ÿ๐ข๐œ๐ข๐๐š๐๐ž, ๐๐ข๐ฌ๐ฉ๐จ๐ง๐ข๐›๐ข๐ฅ๐ข๐๐š๐๐ž ๐ž ๐ž๐ฑ๐ข๐ รช๐ง๐œ๐ข๐š
1) Apรณs tanto tempo passado e a existรชncia da Portaria, porque razรฃo nรฃo foi ainda efetivado o pagamento do subsรญdio de risco Covid aos polรญcias, se os mesmos estiveram tambรฉm na linha da frente no combate e com os seus direitos uma vez mais barrados, inclusive o gozo de fรฉrias?
Porque o MAI nรฃo responde ร s dรบvidas enviadas pela ๐€๐’๐๐/๐๐’๐, no sentido de se perceber qual o alcance da Portaria e a quem se aplica? Serรก que nรฃo querem pagar tal subsรญdio, por exemplo, ao pessoal dos aeroportos que fazem 24 horas de controle sanitรกrio? E os polรญcias que estiveram na rua em interaรงรฃo com o pรบblico, nas esquadras, com contactos com infetados, no transporte aos hospitais, nos serviรงos remunerados, entre outros?
2) Por que razรฃo nรฃo รฉ acionado o suplemento existente para o efeito (Suplemento de Piquete) para os profissionais que sรฃo acionados aquando das necessidades?
“O suplemento de piquete รฉ um acrรฉscimo remuneratรณrio de natureza excecional, atribuรญdo ao pessoal policial que seja obrigado a comparecer ou a permanecer no local de trabalho, visando salvaguardar o funcionamento dos serviรงos, ou sempre que o estado de seguranรงa, ou circunstรขncias especiais o exijam.”
Por que razรฃo nรฃo se aplica e se insiste em nรฃo se compensar, ou em compensar-se com crรฉditos horรกrios que podem expirar ao fim de seis meses, ou em compensar-se com irregularidades no fracionamento de outros suplementos que se traduzem em menos de dois euros?
Quando se questiona, a irresponsabilidade parece espreitar. ร‰ exatamente pelo facto de nรฃo se considerar e de nรฃo se valorizar a linha da responsabilidade, os seus interlocutores e ignorar-se perpetuamente a resoluรงรฃo dos problemas.
Comunicado PDF