Remunerados em falta

Festas de S.João 2019 sem o “martelinho”  

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia – ASPP/PSP – apesar do contexto que se atravessa, na preocupação que a todos nos move contra a pandemia COVID 21, continua também atenta a outros assuntos que se encontram com resolução pendente, pelo que informamos os Profissionais da PSP que enviou, ontem, um ofício a questionar a DN/PSP sobre o atraso no pagamento de serviços remunerados efetuados na época festiva do S. João de 2019, em Braga e em Vila Nova de Gaia.

Não se compreende que passado sensivelmente um ano desde a sua realização, os polícias ainda não tenham sido ressarcidos do valor correspondente ao trabalho efetuado na sua hora de folga.

A ASPP/PSP mantem a exigência junto da DNPSP para que se cumpram as normas que prevêem o período de tempo estipulado para as empresas efetuarem o pagamento e os prazos estabelecidos para que os Profissionais recebam o que lhes é devido. Os polícias não têm de aguentar com os encargos devidos à falta de celeridade e informação.

Independentemente de quem tenha a responsabilidade dessa falta de pagamento, é vergonhoso e inadmissível que os profissionais da polícia que realizaram esses serviços, por vezes em condições penosas e exigentes, continuem a ser os lesados e arcarem com as consequências de falhas que não são suas, numa demonstração clara que, a Instituição PSP é pesada quanto aos deveres dos polícias, mas muito ténue quanto aos direitos.

Por isso, e por a ASPP/PSP entender ser um desrespeito pelos polícias, fez igualmente chegar ao Comandante Metropolitano do Porto da P.S.P e Comandante Distrital de Braga e aos Presidentes das respetivas Camaras Municipais, conhecimento deste facto para que seja avaliada a situação e regularizada para que os Profissionais recebam o valor a que têm direito com a maior brevidade.

A ASPP/PSP, caso tais serviços não sejam pagos até ao próximo mês de Maio, irá tratar da questão juridicamente.

PELA NOSSA DEFESA

A  D I R E Ç Ã O  D A  A S P P / P S P

Ver Comunicado PDF