Horários nas Esquadras

Necessidade de alteração do modelo

Os polícias também têm de ser protegidos

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia-ASPP/PSP enviou à Direção Nacional da Polícia, um ofício onde insiste na necessidade de proceder urgentemente à adopção de alterações aos horários praticados nas esquadras de polícia.

A DGS recomenda e insiste nas medidas de prevenção e sobretudo na necessidade de garantir o menor contacto possível entre os profissionais que tem profissões que estão na linha da frente no combate a esta pandemia. A maior parte das instituições já garantiram um modelo de horário denominado de “espelho”, ou seja, onde grupos de trabalho, em alternância, durante um conjunto de dias tendo uma carga horária maior, para garantir também mais tempo afastado do serviço. Reduzindo o número de interações entre colegas.

Existem alguns serviços na PSP onde já foi implementado – e bem – este modelo que, além de não colocar em causa o funcionamento dos serviços, reduz a possibilidade de contágio e cria um maior sentimento de segurança entre todos os profissionais.

Solicita-se por isso à DNPSP que avalie esta situação e implemente nas esquadras o modelo de horário recomendado pela DGS.

Os policias exigem respostas de quem os comanda, já que estes na linha da frente não se recusam à defesa do cidadão em qualquer cenário.

 

PELA NOSSA DEFESA

A  D I R E Ç Ã O  D A  A S P P / P S P

Download comunicado PDF